08/11/2024

Top 5 dessa semana

veja também

Em três meses, mais de 9,4 mil beneficiários do IPMC fazem a prova de vida

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) comemora a adoção do novo modelo para a prova de vida, etapa que deve ser realizada obrigatoriamente e com regularidade pelos regimes próprios de previdência, como o IPMC. Em três meses, mais de 47% dos 19,7 mil aposentados e pensionistas da Prefeitura de Curitiba comprovaram que estão vivos, um total de 9.409 pessoas.

A prova de vida é realizada para evitar fraudes e pagamentos indevidos, com uso do dinheiro público. Todos os sistemas previdenciários devem fazer o procedimento regularmente, incluindo o INSS, que é o regime geral de previdência social do Brasil.

Desde novembro, os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Curitiba podem cumprir esta etapa comparecendo a consulta ou exame no Centro de Saúde do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), no Rebouças, à rede conveniada do plano de saúde dos servidores (ICS), ou a algum atendimento do Sistema Único de Saúde em Curitiba, além da Perícia Médica e do próprio IPMC. Em todas estas situações, o atendimento passou a ser válido como prova de vida.

ICS foi o mais utilizado

Levantamento do IPMC realizado até 9 de fevereiro mostra que dos 9.409 beneficiários que fizeram a prova de vida, 7.203, o equivalente a 76,5%, completaram o processo comparecendo a um atendimento no plano de saúde do ICS; 1.274 foram atendidos pelo SUS; e 928 estiveram no IPMC.

A nova prova de vida do IPMC é resultado de convênios e parcerias firmadas com os entes envolvidos – ICS, Secretaria Municipal da Saúde e Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).

Devido à parceria entre os órgãos, o Instituto é avisado que o beneficiário compareceu ao atendimento, após a consulta, exame ou vacinação. A informação não é cadastrada instantaneamente. Por isso, a pessoa pode ir a um exame em determinada data, por exemplo, e a atualização da prova de vida ser feita alguns dias depois.

O IPMC alerta, entretanto, que o ICS não faz a prova de vida do IPMC. É preciso ter atendimento médico para caracterizar a prova de vida.

Validade da prova de vida

Para que o beneficiário saiba até quando sua prova de vida é válida, o IPMC passou a disponibilizar a informação pelo seu portal. Ao informar seu CPF e senha, o aposentado ou pensionista pode conferir, na primeira tela, até quando sua prova de vida será válida.

Se em 12 meses, não houver utilização de nenhum dos serviços conveniados para a prova de vida, você será convocado a comparecer ao IPMC obrigatoriamente, para garantir a manutenção do pagamento do seu benefício (aposentadoria ou pensão). Para que possa ser comunicado da data e horário para o comparecimento, o beneficiário deve manter seus dados atualizados junto ao IPMC.

Aqueles que moram em cidades fora da Região Metropolitana de Curitiba ou até mesmo fora do Brasil poderão encaminhar os documentos exigidos e o Formulário de Atualização Cadastral preenchido por correspondência, com aviso de recebimento (AR). O documento deverá ser preenchido com reconhecimento em cartório da assinatura por autenticidade ou verdadeira.

Todas as informações para envio estão disponíveis no portal do IPMC.

Para mais informações, basta telefonar para (41) 3350-3660, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Via Pref. de Curitiba


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Agenda CWB!