08/11/2024

Top 5 dessa semana

veja também

Lactato desidrogenase (LDH): quando solicitar e como interpretar seus achados

Desidrogenase lática ou lactato desidrogenase – definição, função e interpretação

Desidrogenase Lática (DHL) ou lactato desidrogenase (LDH) é uma enzima intracelular da via glicolítica encontrada em diversos tecidos, especialmente no coração, fígado, hemácias, rins, músculo, cérebro e pulmão. É responsável pela interconversão de piruvato e lactato – um passo importante para a produção de energia celular.

Quando alguma doença ou lesão afeta as células desses tecidos, há lise celular e a desidrogenase lática cai na corrente sanguínea, onde é identificada em níveis acima do normal.

Como é amplamente distribuída pelo organismo, o nível total de LDH não é um indicador específico de nenhuma doença ou indicativo de lesão a um órgão.

Essa enzima pode ser encontrada de cinco isoformas diferentes, cada qual associada a diferentes órgãos/tecidos envolvidos na lesão. Cada tecido contém uma predominância de uma ou mais dessas enzimas:

  • LDH-1: coração, hemácias, rins, células germinativas.
  • LDH-2: sistema reticuloendotelial, coração, rins (< LDH-1).
  • LDH-3: pulmões e outros tecidos.
  • LDH-4: rim, placenta, pâncreas, leucócitos, linfonodos, fígado (< LDH-5).
  • LDH-5: fígado e músculos estriados.

A determinação das isoenzimas pode auxiliar no diagnóstico e origem das lesões. Em pessoas normais, a isoforma 2 representa a maior porcentagem do total.

Quando solicitar o exame?

Em situações que quiser determinar diagnóstico, identificar causa e localização ou monitorar progressão de lesão tecidual.

Dica: também pode ser avaliada em outros fluidos corporais. Níveis elevados na urina podem indicar neoplasia ou lesão no sistema urológico, por exemplo.

Confira a reportagem completa no site do Portal Wemeds, parceiro do Jornal Correio de Curitiba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Agenda CWB!