Muitas pessoas têm como companhia mais próxima os animais de estimação. É o caso de milhares de idosos, crianças, autistas, deficientes, pessoas que moram distante dos familiares e até moradores de rua. Entre as famílias brasileiras, os pets são considerados verdadeiros membros.
Sabendo disso, nesta segunda-feira, dia 13, o deputado Ney Leprevost ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para reforçar seu pedido ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca de criação de um Hospital Público Veterinário na capital, para que as pessoas de baixa renda possam dispor de tratamentos gratuitos para seus animais de estimação.
Segundo Leprevost, que enviou também um expediente formal ao prefeito, “cuidar bem dos pets é uma questão de saúde pública. Não apenas dos animais. Mas dos seres humanos também. Bichinhos não cuidados podem ser transmissores de doenças. Cuidar dos animais é cuidar da saúde das pessoas”, disse Ney.
“Com um controle das doenças entre os animais, fica menor o risco de contaminação humana, como infecções bacterianas, viroses e raiva, por exemplo”, afirmou Leprevost.
Em ofício encaminhado a Prefeitura Municipal de Curitiba, Ney solicita a adoção das medidas necessárias para a implantação de um hospital público veterinário capaz de atender os animais de estimação e também os animais abandonados na cidade.
Pela proposta do deputado Ney Leprevost, o hospital deverá ter como atribuições o tratamento médico-veterinário, castração, vacinação e microchipagem de animais domésticos, além de promover também o acolhimento e destinação para adoção responsável.
Leprevost também é autor da proposta de criação da secretaria estadual de Proteção Animal.