08/11/2024

Top 5 dessa semana

veja também

Donaren®: como funciona a trazodona no tratamento da depressão

O desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores está relacionado a diversos distúrbios psiquiátricos. O uso da trazodona, um antidepressivo tetracíclico, atualmente é indicado para tratamento de depressão, insônia crônica e dores neuropáticas.

Veja como atua esse medicamento, quais suas principais contraindicações de uso e as advertências gerais para prescrição.

Mecanismos de Ação

O Cloridrato de Trazodona (referência Donaren®, Donaren Retard®) é um antidepressivo da classe dos tetracíclicos, capaz de inibir recaptação de serotonina, dopamina e noradrenalina. Também é capaz de bloquear de forma significativa os receptores histamínicos H1 e alfa1-adrenérgicos.

De forma geral, o medicamento é eficaz no controle de muitos sintomas da depressão, e tem um papel importante tanto em monoterapia quanto como parte de uma estratégia combinada. Além disso, diversos estudos clínicos já mostraram uma boa tolerabilidade da droga em comparação com outros antidepressivos.

Dentre os efeitos adversos mais relatados, estão a sonolência e sedação – o que direciona a administração do medicamento à noite, ou a utilização no tratamento da insônia. Ainda, a versão de liberação prolongada (Donaren Retard®) tem sido mais bem tolerada do que a de liberação imediata da droga, aumentando a adesão entre os pacientes.

Quando não utilizar?

O uso da Trazodona é contraindicado em casos de infarto agudo do miocárdio (IAM) recente (menos de 6 meses) e arritmias graves. Também não deve ser usado em combinação com linezolida ou em pacientes que realizam ou realizaram uso de inibidores de monoamina oxidase (MAO) nos últimos 14 dias.

E por fim, em casos de hipersensibilidade à trazodona ou aos componentes da fórmula, o uso é contraindicado.

Como utilizar / prescrever?

Como citamos, o uso da trazodona é recomendado para pacientes com depressão, com ou sem episódios de ansiedade, no transtorno depressivo maior, e para dor neuropática.

Recomenda-se iniciar com 50-150 mg via oral em dose única (à noite) ou fracionada a cada 12 horas. Em caso de comprimido de liberação prolongada (Donaren® retard), administrar apenas em dose única à noite.

Caso seja necessário e tolerado, pode-se aumentar a dose em 50 mg a cada 3-4 dias, até 300 mg/dia. Não exceder 400 mg/dia para pacientes ambulatoriais, e 600 mg/dia para hospitalizados.

Na insônia, a trazodona aumenta a duração do sono profundo, o que está associado a uma melhor qualidade do sono avaliada pelos pacientes. Para isso, prescrever doses iniciais baixas, 1 hora antes de dormir, e avaliar a resposta.

Para idosos, o uso é cauteloso e, em geral, as doses são reduzidas. Sugere-se iniciar com 25-50 mg/dia e avaliar a resposta e tolerabilidade. Na população pediátrica, os estudos são limitados. Na imprescindível necessidade de uso, a dose é de 25 mg via oral 1 vez ao dia, à noite.

uso na gestação deve também deve ser cauteloso, e prescrito apenas se o benefício superar o risco. A prescrição para gestantes é de risco C, na qual não há estudos em humanos robustos o suficiente, e os estudos em animais não existem ou mostraram risco fetal. Não se deve prescrever Donaren® ou qualquer outro medicamento similar no primeiro trimestre de gravidez.

Em caso de uso necessário durante a amamentação, recomenda-se monitorizar o bebê quanto a mudanças no sono, padrões de alimentação e comportamento, assim como crescimento infantil e neurodesenvolvimento.

É importante lembrar o paciente que o medicamento causa sonolência e sedação. Há relatos de pacientes que realizam atividades perigosas enquanto dormem, como cozinhar e dirigir.

Lembrando que a interrupção do tratamento de forma abrupta oferece riscos de abstinência. Quando necessário, realizar de forma gradual.

Quais as advertências e precauções?

O efeito da trazodona é observado em média em 15 dias. Alguns pacientes podem requerer 30 dias para melhora dos sintomas.

Como mencionamos, os estudos são limitados na população pediátrica. Logo, há maior risco de efeitos adversos nesse grupo, como tentativas de suicídio, pensamentos suicidas e agressividade.

Também é importante destacar que, por ser um medicamento que interfere na recaptação de serotonina, há risco de síndrome serotoninérgica ou reações semelhantes à síndrome neuroléptica maligna. O médico prescritor sempre deve considerar as associações medicamentosas que potencializam os riscos.

A trazodona também oferece risco de ativação de mania/hipomania ou piora do quadro de esquizofrenia. Antes da prescrição, é necessário triar pacientes com transtorno bipolar ou esquizofrenia.

Outros riscos também estão associados à classe de medicamentos antidepressivos que interferem com a serotonina, como aparecimento de midríase, convulsões, hiponatremia, SIADH, distúrbios cardiovasculares ou disfunção sexual. É importante monitorar os pacientes predispostos.

Tais drogas também podem aumentar o risco de quedas e fraturas ósseas, bem como aumentar o risco de sangramento anormal, especialmente em uso combinado com AINEs ou anticoagulantes.

Acesse o conteúdo completo no nosso app WeMEDS®

Gostou desse conteúdo? No nosso app WeMEDS® você pode acessar mais informações sobre o medicamento, incluindo dados de farmacocinética, interações medicamentosas, exames e monitorizações regulares, bem como todas as formas de apresentação e nomes comerciais disponíveis.

Acesse o WeMEDS® pela web, e também disponível na versão web ou para download para iOS ou Android.

Referências: 

DONAREN® (cloridrato de trazodona). Apsen Farmacêutica S.A. 2023

Wichniak A, Wierzbicka AE, Jarema M. Treatment of insomnia – effect of trazodone and hypnotics on sleep. Psychiatr Pol. 2021 Aug 31;55(4):743-755. English, Polish. doi: 10.12740/PP/125650. Epub 2021 Aug 31. PMID: 34994734.

Khouzam HR. A review of trazodone use in psychiatric and medical conditions. Postgrad Med. 2017 Jan;129(1):140-148. doi: 10.1080/00325481.2017.1249265. Epub 2016 Oct 28. PMID: 27744763.

Via Wemeds

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Agenda CWB!