08/11/2024

Top 5 dessa semana

veja também

Revitalizado pelo Rosto da Cidade, edifício da Santa Casa na Praça Tiradentes vai se tornar ambulatório

Vizinho à Catedral Basílica de Curitiba, o edifício Nossa Senhora da Luz é elemento frequente de cartões postais – e fotos de redes sociais, nos dias atuais – da Praça Tiradentes, marco zero da fundação da Vila de Nossa Senhora da Luz. Mais recente entrega do Programa Rosto da Cidade, o imóvel foi vistoriado pelo prefeito Rafael Greca na tarde desta terça-feira (21/3), como parte das comemorações dos 330 anos da cidade.

As melhorias são um passo importante para a Santa Casa de Misericórdia, proprietária do prédio, que tem a intenção de transformar o espaço em um ambulatório com capacidade para 15 mil atendimentos, por meio do Projeto Tiradentes. O prefeito foi acompanhado pelo diretor geral da Santa Casa, Rogério Kuntz, e pelo provedor da entidade, Dom Diamantino Prata de Carvalho.

“Foi neste local que foi fundada a Santa Casa de Misericórdia ainda antes de 1880”, lembrou o prefeito. “Mandamos pintar esse prédio de arquitetura modernista, da década de 1940, pelo Rosto da Cidade, para requalificar esse endereço que é orgulho de Curitiba e representa o bem que a Santa Casa faz, sobretudo, pelos mais pobres”, completou, ao lado da  secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias. 

Para Kuntz, a parceria com o município e a adesão ao Rosto da Cidade foi fundamental. “Conseguimos dar destaque ao prédio histórico e, ao mesmo tempo, demonstrar a importância do Projeto Tiradentes, que vai nos permitir dobrar nossa capacidade de consultas ambulatoriais de especialidades”, disse o diretor. 

Acompanharam a entrega, ainda, o superintende de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Parques e Praças, Giovando Romanine; o gerente de Praças, Luiz Felipe Moscalewski; e a responsável pelos contratos do Rosto da Cidade, Andrea Yamada. 

O Rosto

Dividido em seis etapas, o Rosto da Cidade prevê a limpeza de pichações e a execução de nova pintura com aplicação de resina especial que facilita a manutenção dos imóveis inseridos no programa. Os prédios da Praça Tiradentes, Borges de Macedo e Generoso Marques fazem parte da etapa três. Já estão em andamento também os trabalhos em alguns imóveis da etapa cinco, na Rua Trajano Reis, desde o Setor Histórico até a Praça do Gaúcho.

Desde que foi iniciado, o Rosto da Cidade já foi responsável pela pintura, limpeza e aplicação de resina antipichação em 142 imóveis, sendo 26 públicos e 116 particulares. Além da estética, a iniciativa colabora na segurança dos frequentadores da região central da cidade, com a execução de planos de iluminação pública, segurança, mobilidade e acessibilidade. 

Via Pref. de Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Agenda CWB!