Curitiba passou a integrar o grupo de cidades brasileiras que participam do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais (Fonari). O ingresso da capital paranaense aconteceu durante a II Semana Internacional de Diplomacia de Cidades, que ocorreu em São Paulo, entre os dias 23 e 25 de agosto.
O fórum estava inativo desde 2019 e foi reativado com o objetivo de promover e fortalecer as relações internacionais e a diplomacia de cidades como um mecanismo de qualificação das políticas públicas e o desenvolvimento local.
Para o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, que participou dos debates da II Semana Internacional de Diplomacia de Cidades, os municípios vão ganhar mais autonomia para tratar de questões internacionais através do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Relações Internacionais (Fonari).
“Isso dá mais força para os municípios planejarem e executarem ações de cooperação e atração de recursos internacionais. Cada vez mais as cidades se tornarão protagonistas no cenário Global, e Curitiba terá destaque neste movimento”, explicou Feijó.
Novo estatuto
Durante a II Semana Internacional de Diplomacia de Cidades em São Paulo, que reuniu representantes de mais de 30 cidades brasileiras, foi aprovado em assembleia geral um novo estatuto do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais (Fonari). Uma carta foi divulgada ao fim do evento (leia aqui o documento).
O fórum é a principal associação brasileira voltada para a diplomacia de cidades e terá ainda coordenações para as cinco regiões do país.
Curitiba diplomática
Desde 2017 Curitiba intensificou sua atuação no plano internacional através da Assessoria de Relações Internacionais (Arin), responsável pelo relacionamento entre o município e parceiros estrangeiros. Presença constante em iniciativas internacionais, eventos e plataformas de cooperação internacional, o município de Curitiba tem aumentado suas atividades no cenário global.
Entre as atividades, a Arin executa a gestão de acordos de cooperação internacional, elaboração de candidaturas a premiações internacionais, prospecção de grandes eventos internacionais para a cidade, como iniciativas do grupo Brics (formado pelos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e a Smart City Expo Curitiba.
Entre os parceiros estratégicos do município estão representações diplomáticas acreditadas no Brasil, organismos internacionais e agências do sistema ONU, governos e outros parceiros estrangeiros.
A Assessoria também elabora, implementa, gerencia e desenvolve a participação de Curitiba em redes internacionais de cidades, como a C40 e a rede Mercocidades, e apoia atividades de financiamento internacional desenvolvidas por órgãos municipais, com especial atenção para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Via Pref. de Curitiba