De acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), calculado pelo Banco Central, sobre o desempenho da economia nos setores industrial, agropecuário, de serviços e de comércio, o Paraná foi o estado do Brasil que mais cresceu em 2023.
“O governador Ratinho Júnior e eu, nos arriscamos e acertamos na mosca ao mantermos o Paraná com o maior salário mínimo regional do Brasil, mesmo durante e após a crise da pandemia. Isto injetou dinheiro no mercado, movimentou a economia, gerou renda pra população e manteve o crescimento nos índices de empregos. Os resultados do que semeamos estão sendo colhidos”, afirmou o deputado Ney Leprevost, secretário de Justiça, Família e Trabalho do 1º governo Ratinho Júnior.
Com um índice de crescimento de 9,1%, no acumulado entre janeiro e outubro de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022, o Paraná é líder nacional em crescimento. Muito acima da média nacional, que foi de 2,4%.
Além do IBCR, dados do Ipardes divulgados em dezembro apontaram um crescimento de 6,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná de janeiro a setembro de 2023.
Oito municípios paranaenses aparecem na lista das 100 maiores economias do país. Curitiba está na 6ª posição, São José dos Pinhais (45ª), Araucária (46ª), Londrina (50ª), Maringá (54ª), Ponta Grossa (69ª), Foz do Iguaçu (70ª) e Cascavel (91ª).
“O Paraná tem condições bastante favoráveis. Uma delas, é a credibilidade dos nossos empresários e trabalhadores no comércio nacional e no exterior. E o governador Ratinho Junior desempenha muito bem o papel de atrair investimentos para o estado”, afirmou Ney.
Como secretário de Estado durante o primeiro governo Ratinho Junior, Ney Leprevost colocou o Paraná em primeiro lugar na geração de empregos do Brasil via sistema SINE. Foram mais de 300 mil novos postos de trabalho.
Ney também abriu 183 Postos Avançados das Agências do Trabalhador, nos municípios onde ainda não existiam, utilizando a inovação das ferramentas digitais, ampliando a oferta de novas vagas de empregos.
Por meio das Carretas do Conhecimento, unidades móveis equipadas com salas de aula, oficinas e infraestrutura, Ney levou formação profissional e geração de emprego para milhares de trabalhadores.
“Acredito que o Paraná tem tudo para manter os ótimos índices de crescimento e geração de empregos. Isto é uma excelente oportunidade para quem começou 2024 procurando uma chance no mercado de trabalho”, concluiu Leprevost.