domingo, agosto 31, 2025

Com primeiro-ministro da China, Lula enfatiza excelente momento da relação bilateral

Representante da China afirma que o país asiático vai intensificar trâmites para reconhecer o Brasil como livre da gripe aviária e da febre aftosa sem vacinação.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma reunião de trabalho com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, na tarde deste sábado, 5 de julho, no contexto da 17ª Cúpula do BRICS.

O encontro ocorreu dois meses após a visita de Estado do presidente Lula a Pequim, onde foram assinados mais de 30 acordos. Os dois líderes destacaram o excelente momento das relações bilaterais e passaram em revista a implementação das sinergias entre os projetos nacionais de desenvolvimento.

Destacaram a intensificação de projetos bilaterais na área de ciência e tecnologia, inteligência artificial, semicondutores e energias renováveis. Reconheceram, ainda, o estreitamento da cooperação entre estaleiros chineses e brasileiros.

AGRO – Na pauta de comércio agrícola, a parte chinesa se comprometeu a intensificar os trâmites para reconhecimento do Brasil como livre da gripe aviária e livre de febre aftosa sem vacinação. Também deverá analisar proposta brasileira de regionalização dos certificados de origem animal brasileiros. O Brasil enfatizou interesse em ampliar a cooperação técnica em agricultura e pecuária e telecomunicações.

MULTILATERALISMO – O presidente Lula e o primeiro-ministro Li Qiang reafirmaram o compromisso com o multilateralismo e com a paz. Concordaram a respeito do papel do BRICS na defesa dos regimes multilaterais de comércio e de clima.

COP 30 – Ao reafirmar o princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas, Brasil e China reiteraram a necessidade de aumentar a ambição climática em preparação para a COP-30 em Belém. Nesse contexto, o Brasil solicitou apoio da China para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) na COP 30, com a finalidade de remunerar os serviços ecossistêmicos prestados por esse bioma.

MEMORANDOS – Durante a reunião foram assinados o Memorando de Entendimento sobre Cooperação Estratégica Financeira e o Memorando de Entendimento sobre o Estabelecimento do Centro China-Brasil em Aplicação em Inteligência Artificial. Também foram anunciadas a conclusão das negociações do Protocolo Adicional para desenvolvimento Conjunto do Satélite Geoestacionário Metereológico CBERS-5 e do Memorando de Entendimento sobre a Segunda Fase da Sinergia entre os Programas Nacionais de Desenvolvimento.

Via SECOM.

Confira também...

Alimentos ultraprocessados aumentam em 41% o risco de câncer de pulmão

Estudo científico publicado em julho analisou 101 mil pacientes...

Paralamas do Sucesso celebra 40 anos em show histórico em Curitiba

Banda promete noite histórica no novo Igloo Super Hall,...

Comitê finaliza texto com princípios para regulação de redes sociais

Cerca de 300 contribuições foram apresentadas durante consulta aberta O...

Gigante chinesa UnionPay chega ao Brasil para disputar espaço com Visa e Mastercard

A maior bandeira de cartões da China e uma...

Saiba como é o novo teste do SUS para detectar câncer de colo do útero

Tecnologia nacional permite rastrear a doença precocemente A partir desta...

Negócios S/A

spot_img

Mais lidas em política

spot_img