sexta-feira, agosto 1, 2025

Prefeitura inicia projeto para adotar fiação elétrica subterrânea em Curitiba

O prefeito Eduardo Pimentel fez nesta quarta-feira (9/7) a primeira reunião de trabalho para a criação do modelo de parceria público-privada (PSS) destinada ao enterramento do cabeamento elétrico de Curitiba.

Foram recebidos representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Companhia Paranaense de Energia (Copel), além de profissionais das secretarias municipais de Planejamento, Finanças e Orçamento, de Administração e Tecnologia da Informação e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

A implantação de fiação elétrica subterrânea visa trazer diversos benefícios, como modernização da infraestrutura urbana; incremento na qualidade da distribuição da energia elétrica e telecomunicações; diminuição do risco de acidentes envolvendo a rede (choques, incêndios); menor possibilidade de vandalismos e furtos de cabos; melhora estética da cidade; valorização de imóveis; facilidade na mobilidade urbana.

Como a atual rede aérea não comporta com qualidade as tecnologias de 5G e IoT, que lida com internet de alta velocidade e redes coletivas de dispositivos conectados, a rede subterrânea de fios vai permitir melhor uso de soluções inteligentes para órgãos públicos, empresas e pessoas.

“Nós queremos inovar, investir e deixar um legado para a cidade. Nós queremos aproveitar esta oportunidade para trazer o que há de melhor para Curitiba”, disse o prefeito, ao abri a reunião.

Lugar ideal

O chefe do Departamento de Projetos e Soluções de Infraestrutura Social do BNDES, Gustavo Gimenez Nonato, falou que a intenção é fazer em Curitiba um projeto-piloto com possibilidades de ser replicado em todo o País. 

”Curitiba tem a vanguarda no seu DNA, tem a estética urbana muito presente nos seus valores e por isso consideramos aqui o lugar ideal para iniciar este processo que queremos levar a todo o Brasil”, disse Nonato.

Via Pref. de Curitiba.

Confira também...

Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa

Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa A...

Governo Trump alega que Moraes viola liberdade de expressão

Às vésperas do início do tarifaço contra o Brasil,...

SIGA: EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes

Decisão marca tensão diplomática e reacende debate sobre liberdade...

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália

A deputada federal Carla Zambelli foi presa pela polícia...

Negócios S/A

spot_img

Mais lidas em política

spot_img