sábado, agosto 2, 2025

Inteligência Artificial na Cardiologia, obesidade, morte súbita no esporte e hipertensão serão debatidos nesta sexta e sábado no maior evento da Cardiologia paranaense

Um estudo realizado pelo SNAPSHOT, braço brasileiro da farmacêutica Servier, aponta que, mesmo em tratamento, a maioria dos brasileiros com hipertensão e diabetes tipo 2 não consegue atingir as metas de pressão arterial e glicemia (açúcar no sangue).

Com isso, passam a ser considerados pacientes com risco cardiovascular alto (23,9%) ou muito alto (76,1%), agravando as chances de infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e até morte. 

Diante deste preocupante cenário, eventos como a 51ª edição do Congresso Paranaense de Cardiologia, que será realizado nos dias 1º e 2 de agosto, no Viasoft Experience, em Curitiba, se propõem a debater avanços, estratégias de tratamento e o futuro da Cardiologia, para enfrentar esse contexto alarmante com inovação, atualização e colaboração entre os profissionais da área.

Promovido pela Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) com o tema “Satisfação em ser atual, valor em ser paranaense. Redefinindo o papel da Cardiologia – cenários atual e futuro”, o evento reunirá especialistas para uma imersão de mais de 20 horas em conteúdo de excelência, distribuídos em 130 palestras, promovendo inovação e conexões.

Entre as palestras já confirmadas, o destaque internacional para Peter Libby, Professor de Medicina da Harvard Medical School e Chefe do Departamento de Medicina Cardiovascular do Brigham and Women’s Hospital em Boston (EUA). Coordenador de estudos mundiais que abriram caminho para o desenvolvimento de novas terapias para prevenir e tratar doenças cardiovasculares, ele falará no Congresso de forma remota sobre o tema”Fundamental Pathobiology of Coronary Atherosclerosis and Clinical Implications for Chronic Ischemic Heart Disease Management – The Plaque Hypothesis”.

Também, grandes nomes da Cardiologia paranaense e nacional, como Alcirley de Almeida (Especialista em arritmia clínica e Diretor Científico da SPC), Glaucia Maria Moraes de Oliveira (Doutora em Cardiologia, Especialista pela SBC, Fellow do ACC e ESC e Professora Titular de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro), José Carlos Moura Jorge (Diretor do Laboratório de Eletrofisiologia de Curitiba e Doutor em Cardiologia pela USP), José Knopfholz (Professor de Cardiologia e Urgências da PUCPR, Doutor em Medicina Interna, Diretor da SPC), José Rocha Faria Neto (Doutor em Cardiologia pela USP e Pós-Doutor pelo Atherosclerosis Research Center do Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles), Lídia Ana Zytynski Moura (Professora do Curso de Medicina da PUCPR e Doutora pela FMUSP), Manoel Canesin (Doutor em Cardiologia pela USP e Coordenador Nacional do SAVIC / CEO Paciente 360 e IMMERSO), Maurício Montemezzo (Cardiologista pela UFPR e Eletrofisiologista pelo Serviço de Eletrofisiologia Cardiaca do Paraná e pela SOBRAC), Silvio Barberato (Doutor pela PUCPR, Diretor da Cardioeco – Centro de Diagnóstico Cardiovascular e Diretor de Ecocardiografia da Quanta Diagnósticos), Vivian Massuti Jonke (Comitê de Pesquisa e Inovação SBC, Mestre em Gestão pela FGV e Doutoranda pela Unifesp) e William Nazima (Especialista em Cardiologia, Terapia Intensiva, em Tratamento de Dependência Nicotínica e Presidente da SPC).

“O Congresso tem como principal motivação resgatar o orgulho do paranaense em participar de uma rica atualização científica no seu próprio estado”, destaca o presidente da SPC, Cardiologista Willyan Issamu Nazima. 

O presidente do Congresso, cardiologista José Knopfholz, reforça a importância do encontro para o fortalecimento da excelência da Cardiologia no Paraná. “Temos o desafio de construir uma programação que seja verdadeiramente impactante, com dinâmicas inovadoras e um enfoque em uma educação mais inteligente e instigante. A SPC vê essa troca de experiências e conhecimentos como essencial para preparar os profissionais para os desafios atuais da Cardiologia, fortalecendo a comunidade médica e garantindo avanços contínuos na área”, resume.

A expectativa é de reunir 1,2 mil inscritos, celebrando e inspirando novas conexões. As inscrições ainda podem ser feitas pelo site www.congressoprcardio.com.br.

Serviço – 51º Congresso Paranaense de Cardiologia

Data: 1º e 02 de agosto

Horário: programação disponível no link.

Local: Viasoft Experience (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300), Curitiba – PR

Organização: Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC)

Informações e inscrições: www.congressoprcardio.com.br

Confira também...

Câmara declara perda de mandato a 7 deputados e dá posse a substitutos

Medida resulta de nova interpretação da regra sobre sobras...

‘Tulsa King’ retorna com terceira temporada recheada de ação e reviravoltas

A aguardada terceira temporada de Tulsa King já tem...

Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa

Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa A...

Governo Trump alega que Moraes viola liberdade de expressão

Às vésperas do início do tarifaço contra o Brasil,...

SIGA: EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes

Decisão marca tensão diplomática e reacende debate sobre liberdade...

Negócios S/A

spot_img

Mais lidas em política

spot_img